22 de set de 2012

Excuse-me?

"Foi-se o tempo onde só insinuava-se nos comerciais que os produtos te fariam pegar mulher, agora eles as oferecem de brinde."

É bem na MTV que eu ando vendo essas propagandas, e a um bom tempo elas vem me irritando.
Começou com aquela promoção do AXE 2012 onde eles fizeram um pseudo reality show com umas gostosas ex-qualquercoisa, e os vencedores iriam pra uma festa com elas e coisas assim. No furo MTV o bento insinuou algo como se o vencedor iria ser o encarregado de perpetuar a espécie depois do apocalipse. Aí eu pensei: será mesmo que eles estão prostituindo as ex-qualquercoisa? Eu vasculhei os termos da promoção a fim de elucidar as pessoas de que não,eles não fariam sexo com as tais gostosas. Mas não, não encontrei nada que impedisse os ganhadores de comerem o prêmio (além do fato de serem um bando de babacas).
Ver mulheres dando pra continuar na mídia não me surpreendeu, o que me surpreendeu foi a nova abordagem de marketing da axe muito mais ofensiva e desonesta (E aquelas mulheres que praticamente te obrigavam a não pular o anúncio no youtube?É muita apelação).Agora me vem essa nova linha de produtos com uma propaganda definitivamente abusiva.
Tá, eu tendo a tratar os telespectadores como se eles fossem facilmente influenciáveis, mas os comerciais também. Se tem gente que acredita que usar uma pulseira vai deixá-la mais forte/rápido/inteligente/pular 3 metros, eu não ficaria surpreso em encontrasse caras por aí que acreditem que o simples fato de usar o produto X seja o diferencial crucial entre um homem que pega gostosas e um homem que não as pega.
Não teria respaldo científico pra o que essa propaganda sugere, e nem poderia, porque eu acho difícil que ANVISA deixaria passar um produto com substancias capazes de influenciar involuntariamente o comportamento das mulheres fazendo-as ficarem excitadas com o seu cheiro (Hey, dá pra bolar um conto teoriconspiratório baseado nisso, bem estilo a série Alphas).
Eu não vou brigar com a AXE nem nada, o mundo dos negócios é pra quem for esperto, e o importante é convencer que o seu produto é tudo o que a humanidade precisava.
Acho que o que me irrita é o fato desse tipo de comercial destruir o mercado em função dos interesses da empresa. Pensa só, uns 90% dos consumidores de AXE só o fazem por causa dessa falsa promessa de sexo fácil, eu nem sei mais pra que serve um desodorante. As vantagens do produto em relação ao desempenho efetivo no seu real objetivo (que até onde eu saiba é desodorizar) foi totalmente esquecida. olha que terrível, imagina o que aconteceria se eles parassem de prometer mulheres, quantos homens não veriam motivos pra não sair por aí com o sovaco fedido? Isso é o de menos, porque se essa abordagem agressiva fizer o AXE vender mais que os concorrentes, eles não vão ter outra escolha senão fazer o mesmo. E no final o melhor desodorante vai ser aquele que te fizer pegar mais mulher, não aquele que não irrita as suas axilas ou não mancha suas roupas brancas ou pretas. Teorias conspiratórias a parte, a AXE tá falindo, por isso o marketing tão apelativo.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário